sábado, 5 de julho de 2008

"Conheces o nome que te deram, não conheces o nome que tens"
José Saramago


Um destes dias fiz um brincadeira séria. Pedi a um grupo de pessoas que se apresentasse contando a história do seu nome. "Eu chamo-me Sofia e tenho este nome porque..."
É engraçado que a maior parte não fazia ideia porque é que aquele tinha sido o nome escolhido pelos pais. Outros sabiam que não tinham sido os pais, mas uma tia ou uma avó a escolherem-lhe o nome que carregariam até ao fim dos seus dias, mas não mais do que isto. Alguns disseram que não gostavam de como se chamavam mas aprenderam a gostar e agora já estavam meio que apaixonados e que não trocariam de nome por nada deste mundo. Uns choraram. Outros contaram histórias bonitas, de significados, de afectos e até de amor. Foi uma brincadeira séria. Uns gostaram mais outros menos mas todos saíram dali com alguma curiosidade. De saber mais, de juntar as pontas soltas que ficaram a ondular ao vento...

Afinal, qual é o teu nome?

3 comentários:

Unknown disse...

Boa noite! Curiosamente o meu segundo nome também é Sofia. Nunca tinha pensado que tínhamos um nome em comum. Quero dar os parabéns por ter sido reconhecida pela melhor docente do instituto, prémio esse que já devia ter sido entregue há mais tempo pelo seu imenso trabalho e iniciativa. Para mim enquanto aluna sinto-me privilegiada por ter sido sua aluna.

Beijos
Fátima Ferreira

P.S. Continue a ser a pessoa que é!

Anónimo disse...

"Eu chamo-me Carla e agora fiquei bastante curiosa de saber porque tenho este nome..."
Mas também me ponho a pensar... como é que nunca me “preocupei” com isto?! O meu nome, esta minha identidade não parte só de mim, eu estou a dar-lhe uma história mas desconheço a sua origem. Não é justo.

kisses
Carla Pereira

Anónimo disse...

Poderia ter sido Zíngara... mas não, fiquei apenas Andreia. Acho que os meus pais estavam demasiado apaixonados e eram muito jovens...Gostei dessa ideia falar sobre os nomes, sobre as histórias, é mesmo uma ideia tua, Sofia. Espero encontrar-te brevemente...Andreia